Deve ser assinado ainda neste mês, o acordo de cooperação técnica e científica para digitalizar todo acervo da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB). O local será o primeiro da América Latina a ter o material totalmente digitalizado.
O acordo prevê esforços entre o MCTI, o Governo do Distrito Federal (GDF), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBCT) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O objetivo é viabilizar a produção, preservação, disseminação e integração dos acervos para pesquisadores, nas áreas cultural, científica e tecnológica.
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti) ficará responsável pela digitalização do acervo bibliográfico da BNB. “Estamos trabalhando para que a Biblioteca Digital seja um grande centro de inclusão e permita integrar as pessoas que ainda não têm acesso às novas tecnologias”, disse o secretário Cristiano Araújo.
A BNB foi inaugurada em dezembro de 2008. Ela possui atualmente um acervo de 100 mil livros. As obras foram doações de instituições governamentais, não governamentais e de coleções particulares de pessoas físicas e jurídicas.
(Com informações da Secti)