Para aumentar a qualificação dos trabalhadores brasileiros, a presidente da República, Dilma Roussef, anunciou hoje (6), a criação de mais 1.160 vagas para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec). Em entrevista ao programa Café com a Presidenta, da Rádio Nacional, Dilma ressaltou que o mercado de trabalho brasileiro exige cada vez mais profissionais capacitados.
“No ano passado, mais de 60% dos trabalhadores nas regiões metropolitanas tinham feito pelo menos o ensino médio, ou seja, estudaram pelo menos 11 anos”, afirmou. O Pronatec oferece cursos em diversas áreas, entre elas construção civil, informática e mecânica. Eles serão realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e as escolas técnicas federais.
De acordo com a presidente, o Brasil vive um bom momento na geração de empregos. Em 2011, foram criados cerca de 2 milhões de postos de trabalho com carteira assinada. Além disso, o índice de desemprego atingiu o nível mais baixo dos últimos dez anos e chegou, em dezembro, a 4,7%.
“Esses resultados são muito positivos, principalmente quando a gente observa o que acontece na Europa e nos Estados Unidos, onde uma séria crise econômica gerou estagnação e desemprego”, avaliou Dilma Roussef. “No Brasil, conseguimos aumentar as contratações e a renda dos trabalhadores. Isso só foi possível porque fortalecemos nosso mercado interno.”
Os setores que mais se destacaram na contratação formal de empregados foram os de serviços, com 925 mil vagas, comércio, com 452 mil e construção civil, onde foram criados 223 mil novos empregos só no ano passado. Neste último segmento, o número de trabalhadores com carteira assinada praticamente dobrou nos últimos cinco anos.
(Com informações do Blog do Planalto).