A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Rosado, divulgará na próxima segunda-feira (12), o Programa Avançar em Ciência, Tecnologia e Inovação, que tem como proposta consolidar os investimentos necessários para o desenvolvimento do setor no Estado. Será divulgado, ainda, o plano de ação em CT&I com as diretrizes para os anos de 2011 e 2012.
Entre as principais propostas do programa vale destacar a criação de um instituto voltado à pesquisa em energias renováveis, com foco na energia eólica, além do fortalecimento da inovação tecnológica das empresas, por meio do apoio à pesquisa e desenvolvimento (P&D) em empreendimentos de pequeno porte.
O programa estabelece também parcerias institucionais para viabilizar a construção das Cidades da Ciência de Natal e Mossoró, além de garantir a operacionalização de suas atividades e o lançamento de editais anuais para apoio às ações relacionadas com a difusão e popularização da ciência.
A iniciativa prevê, ainda, ações estratégicas para o desenvolvimento do Estado, como agronegócio, alimentos, aquicultura, biotecnologia, infraestrutura urbana, meio ambiente, entre outras. Está prevista também a criação de bolsas em todos os níveis da formação, que serão implementadas em parceria com agências federais.
O anúncio será às 10h, no auditório da Governadoria, no Centro Administrativo e contará com a participação da presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado (Fapern), Maria Bernardete Cordeiro de Sousa.
A Fapern é uma instituição associada à ABIPTI.
(Com informações da Fapern)