O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Banco do Brasil assinaram no dia 9 um acordo de cooperação para estimular a produção agrícola com respeito ao meio ambiente no Sul do país. A parceria financiará o uso de processos tecnológicos que neutralizem ou minimizem os efeitos dos gases de efeito-estufa no campo.
A parceria foi firmada durante o Seminário de Difusão do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC), realizado no Rio Grande do Sul. Somente para a safra 2011/2012, o programa prevê investimento da ordem de R$ 3,1 bilhões em projetos de todo o país.
Os primeiros contratos de operação de crédito no Sul foram assinados no dia 9 com produtores gaúchos. Pela iniciativa, produtores rurais e cooperativas contam com financiamento de até R$ 1 milhão e taxas de juros de 5,5% ao ano. O prazo para pagamento é de cinco a 15 anos.
Criado no ano passado, o plano visa mitigar e reduzir a emissão de gás carbônico (CO2), gás metano (CH4) e óxido nitroso. A iniciativa atua em seis frentes: recuperação de áreas degradadas, plantio direto na palha, integração lavoura-pecuária-floresta, plantio de florestas comerciais, fixação biológica de nitrogênio e tratamento de resíduos animais.
Informações sobre o Plano ABC estão disponíveis neste link.
(Com informações do Mapa)