Num investimento da ordem de R$ 60 milhões, a multinacional Alstom Grid, da França, instalou no Rio Grande do Sul um laboratório de testes de 800kV, projetado para transformadores de potência. De acordo com o governo gaúcho, a ação além de abrir novos postos de trabalho no Estado, poderá elevar a demanda de fornecedores locais.
A unidade, instalada em Canoas (RS), possibilitará a fabricação de transformadores com a maior tensão em operação no mundo. ”Dentro da nossa estratégia mundial o Brasil é um dos focos principais, isso pelo seu potencial e por estarmos totalmente de acordo com a conduta do governo em priorizar a inovação e a tecnologia”, destacou o presidente da Alstom no Brasil, Philippe Delleur.
A empresa é líder global em infraestrutura para os mercados de transporte ferroviário, geração e transmissão de energia, e está na vanguarda de tecnologias inovadoras. A empresa fabrica o trem mais rápido e o metrô automatizado de maior capacidade do mundo. O grupo também tem um importante papel no desenvolvimento da energia eólica e hidráulica.
Presente no município há 50 anos, a instituição planeja realizar novos investimentos. A ideia é participar da construção do metrô de Porto Alegre e de outros projetos na área. Atualmente, a empresa contabiliza mais de cinco mil funcionários no país.
(Com informações da SCIT-RS)