O mais recente edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) está focado na manutenção e implementação de incubadoras de base tecnológica. O Amazonas tem oito incubadoras e uma apenas é robusta.
Podem apresentar propostas entidades gestoras de incubadoras, incubadoras de empresas, instituições que pretendem implantar uma nova incubadora. As propostas devem ser encaminhadas até 13 de julho.
Segundo a diretora-presidenta da Fapeam, Maria Olívia Simão, o programa visa fortalecer o movimento de incubadoras via apoio técnico, econômico e financeiro. “O fortalecimento das incubadoras existentes, de forma a torná-las autossustentáveis e o próprio processo de criação de novas incubadoras, tem sido pauta de discussão do governo e apontado como alternativa de extrema importância para o desenvolvimento da região”, salientou Maria Olívia.
Um levantamento nacional do MCTI, mostra que já são mais de 16 mil empresas instaladas em 384 incubadoras em todas as regiões do país. Cerca de 55% das empresas desenvolvem produtos em nível nacional, 28% têm atividades voltadas para a economia local e 15% alcançam o mercado internacional.
A íntegra do edital está disponível neste link.
A Fapema é uma instituição associada à ABIPTI.
(Com informações da Fapeam)