A área desmatada na Amazônia Legal atingiu no mês de setembro 254 Km². A informação foi levantada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), por meio do Deter, sistema que mede o desmatamento em tempo real. Trata-se da menor taxa para o mês de setembro, com uma queda de 43% quando comparado ao mesmo período do ano passado.
Criado em 2004, o Deter produz alertas diários que servem para orientar a fiscalização e garantir ações eficazes de controle da derrubada da floresta. Em 2010, a área desflorestada em setembro foi de 478 Km², ou seja, uma redução de aproximadamente 195 Km2.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, 2011 deve fechar com desmatamento inferior ao de 2010. Até agora, a redução foi de 1,5%, com área total desmatada de janeiro a setembro de 1,83 mil Km², contra 1,86 mil no período anterior.
A titular da pasta, Izabella Teixeira, afirmou na segunda-feira (31), que em novembro e dezembro, quando as taxas de desmatamento costumam apresentar reduções expressivas devido a condições climáticas, haverá forte fiscalização. “Vamos manter 250 fiscais do Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis] em atividade”, garantiu.
O Inpe é uma instituição associada à ABIPTI.
Para saber mais sobre o Inpe acesse o site www.inpe.br.
(Com informações do MMA e do Inpe)