O Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) alterou o cronograma de inscrições para bolsa de doutorado pleno. Aceitas durante todo o ano anteriormente, as inscrições agora deverão ser feitas até 30 de setembro. Após esse prazo, os estudantes poderão se candidatar apenas no ano que vem.
No site do programa, é possível ter acesso à documentação necessária e mais informações sobre as bolsas. As chamadas de doutorado têm um critério diferente de seleção das bolsas de graduação. Em vez de ter um edital específico para cada país, os próprios candidatos é que entram em contato com as universidades.
As bolsas de doutorado são escolhidas aos estudantes que comprovam a importância de desenvolver a pesquisa no exterior. Uma vez aceitos, eles fazem a inscrição no Ciência sem Fronteiras e têm os documentos analisados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Entre os documentos que devem ser apresentados estão uma correspondência trocada com o possível orientador de instituição no exterior. Os selecionados pelo programa têm o curso de quatro anos bancado pelo governo. Eles recebem a mensalidade, um adicional para dependente (quando for o caso), auxílio-instalação, auxílio-deslocamento e ajuda para aquisição de seguro-saúde.
O programa mantém parcerias em 35 países. Até o mês de junho, implementou 29.192 bolsas em todas as modalidades de graduação, doutorado e pós-doutorado. A previsão é a distribuição de até 101 mil bolsas, ao longo de quatro anos.
(Agência Gestão CT&I com informações da Agência Brasil)