O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) recebeu a primeira patente emitida pelo United States Patent Office (USPTO) dos Estados Unidos. A patente permite verificar qual a percentagem da mistura de biodiesel em óleo diesel. As pesquisas foram desenvolvidas por pesquisadores do Tecpar e professores do Departamento de Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
De acordo com os pesquisadores, a principal vantagem do método é facilitar o trabalho de fiscalização nos postos de combustíveis, pois é um processo bastante simples que pode ser utilizado em equipamentos portáteis. Apesar de o pedido já ter sido aprovado no exterior, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) ainda analisa a proposta.
Os inventores da tecnologia são os professores da UFPR, Wanderley Veiga e Cyro Ketzer Saul, e o físico Marcelo Aliske. Eles contaram com a colaboração dos pesquisadores do Tecpar, Giuliano Fernandes Zagonel e Bill Jorge Costa.
Os pesquisadores acreditam que o método deverá ser referência para o controle do combustível no país. O tema biodiesel ganha cada vez mais relevância no Brasil, principalmente depois da aprovação da lei 11.097 que obriga a adição de 5% de biodiesel no óleo diesel puro até 2013.
Agora, o Tecpar procura parcerias no Brasil e no exterior para desenvolver um equipamento portátil de medição de mistura de biodiesel utilizando esse método e pretende licenciar a patente no Brasil, nos EUA e em outros países.
(Com informações da Tecpar)