O Instituto Nacional de Tecnologia (INT) lançou, no dia 8, o prêmio Green Project Awards (GPA). Trata-se de uma iniciativa portuguesa criada em 2008 com o intuito de reconhecer boas práticas e mobilizar a sociedade civil em torno da agenda da sustentabilidade. No país, a ação conta com o apoio dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Meio Ambiente, além do GCI Portugal.
Voltado a um público variado que inclui jovens, institutos de ensino e pesquisa, ONGs, associações de classe, empresas e representantes da administração pública, o prêmio terá quatro faixas de premiação: iniciativa jovem, pesquisa e desenvolvimento, produto ou serviço e campanha de mobilização. As inscrições começam no dia 16 de janeiro e seguem até 30 de março.
Na categoria pesquisa e desenvolvimento, por exemplo, será avaliado o impacto do projeto nos três componentes da sustentabilidade (ambiental, econômico e social), além da publicação em revistas ou outros títulos com arbitragem científica. A comissão julgadora observará, ainda, a potencialidade da aplicação do projeto e a introdução de práticas para o aumento da eficiência no uso de energia e água.
A entrega dos prêmios será realizada no dia 19 de junho, no Rio de Janeiro (RJ), duas semanas após a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, conhecida por Rio+20. O Green Project Awards já reconheceu 28 iniciativas.
O INT é uma instituição associada à ABIPTI.
O regulamento está disponível neste link.
(Com informações do INT)