O Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) e o o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) discutiram na última sexta-feira (26), propostas para a elaboração de projetos conjuntos com foco no desenvolvimento regional. O encontro foi em João Pessoa (PB) e reuniu fundações de todo o país.
A ideia é incentivar o desenvolvimento de pesquisas aplicadas sobre temas relacionados à agenda nacional e de interesse dos Estados, com metodologia padronizada. O escopo são setores como infraestrutura econômica, social e urbana; proteção social; sustentabilidade ambiental; entre outras.
“Nosso objetivo é construir termos de referência com as FAPs com respeito às políticas públicas regionais e também na perspectiva de desenvolvimento de médio e longo prazos. Queremos ter um projeto que atenda os desafios do desenvolvimento regional”, detalhou Marcio Pochmann, presidente do Ipea, para o Gestão C&T online.
A parceria vem sendo construída desde o mês o passado, a partir de uma reunião realizada na sede do Ipea, em Brasília (DF). Há quatro anos, o instituito tem promovido estudos em parceria com diversas instituições, como universidades e organismos não-governamentais, obtendo resultados positivos. Com essa aproximação espera-se ampliar a escala da produção e a amplitude dos estudos. “Essa parceria nos ajudará a fazer com que o conhecimento seja útil para quem conduz a gestão pública”, completou.
Os trabalhos serão realizados em rede, a exemplo da experiência que o instituto tem com a Associação Nacional das Entidades de Pesquisa e Planejamento Estaduais (Anipes). “Temos capacidade de tratar temas de dimensão nacional, mas temos dificuldade de tratá-los nos Estados e regiões. Por isso a formulação de redes tem sido muito importante”, disse.
Ainda segundo Pochmann, esse trabalho será decisivo para o projeto que vem sendo construído para orientar o plano de trabalho da instituição para os próximos quatros anos, com o intituito de reposionar o Brasil no mundo. A sugestão apresentada pelo Ipea é lançar chamadas de estudos com vistas a entender a dinâmica das regiões brasileiras, analisando suas dificuldades e potencialidades, com foco no desenvolvimento nacional.
(Cynthia Ribeiro para o Gestão C&T online)