O líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Bruno Araújo (PE), afirmou na terça-feira (7), que irá propor para a bancada da sua legenda na Casa votar a favor de projetos que aumentem a competitividade das empresas brasileiras. “Temos de priorizar o combate à desindustrialização e ampliar a inovação tecnológica”, afirmou.
Ele participou do seminário que definirá os projetos da Agenda Legislativa da Indústria 2012, realizado na Confederação Nacional da Indústria (CNI). Durante o encontro, que seguiu até ontem (8), foram identificados entre 794 projetos em tramitação no Congresso Nacional, as matérias de maior interesse do setor. Elas entrarão na 17ª edição do documento, prevista para ser divulgada já no próximo mês.
Também presente no evento, o líder do PSD na Câmara, Guilherme Campos (SP), lembrou que o “fantasma da desindustrialização” assusta muitos deputados. Já o senador José Pimentel (PT-CE), disse ver nos incentivos do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) a produtos importados, um grande motivador do processo de desindustrialização.
“Precisamos urgentemente resolver este problema”, afirmou Pimentel. De acordo com ele, já em março o Plenário do Senado Federal deverá votar a resolução 72, que elimina estes incentivos. Dados divulgados durante o encontro realizado em Brasília (DF), apontaram que a participação da indústria na produção e geração de emprego no Brasil caiu de 23% para 11% nos últimos cinco anos.
(Com informações da CNI)