A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) aprovou 32 propostas dentro do programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe). Realizada em parceria com a Finep, a iniciativa investirá recursos da ordem de R$ 22,6 milhões em projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D).
O resultado foi divulgado na terça-feira (11). Serão apoiados projetos de empreendimentos de pequeno porte com alto potencial de retorno comercial ou social. O aporte é de até R$ 400 mil por projeto. As ações deverão ser realizadas num período limitado a 18 meses.
Entre as ideias inovadoras habilitadas é possível citar a implementação de melhorias no processo produtivo de descontaminação de lâmpadas fluorescentes, o desenvolvimento técnico e comercial da linha de produtos de som digital sem fio para dispositivos portáteis, soluções para odontologia baseadas em processamento computacional de imagens digitais, entre outras.
O resultado está disponível neste link.
ESPCA
Já pode também ser consultado no site da fundação o resultado da 4ª chamada da Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA). Foram aprovadas no edital 18/2011 duas propostas, das áreas de biologia e engenharia, que se encontram em processo de análise.
Pela iniciativa, a Fapesp concede recursos financeiros para a organização de cursos de curta duração em qualquer área do conhecimento. Espera-se que os eventos contribuam para dar visibilidade aos programas de doutorado e sirvam como oportunidades para estágios de pós-doutorado no Estado.
A lista dos projetos habilitados está disponível neste link.
(Com informações da Fapesp)