Acordo de cooperação técnica firmado na última sexta-feira (2) entre o governo do Maranhão, o Ministério da Educação (MEC) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) prevê a definição de ações estratégicas para a melhoria da educação no Estado.
A assinatura foi feita pela governadora do Maranhão, Roseana Sarney, pelo embaixador do Sistema das Nações Unidas no Brasil, Jorge Chediek, pelo representante do MEC, Francisco das Chagas, e pelo secretário de Estado da Educação, João Bringel, em solenidade no Salão de Atos do Palácio dos Leões. A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) foi representada pela diretora administrativa, Stael Chaves.
O projeto pretende melhorar os índices educacionais no Maranhão a partir do diagnóstico elaborado pelo Pnud e pela equipe técnica da Seduc. Ele será trabalhado em quatro dimensões: gestão educacional; formação iniciada e continuada; práticas pedagógicas; e adequação da infraestrutura dos centros educacionais.
Os ensinos infantil, fundamental e médio estão entre as prioridades. No infantil, o convênio prevê a ampliação da cobertura e a melhoria da qualidade de ensino. No fundamental, a redução do analfabetismo, a regularização do fluxo escolar, a adequação e diversificação da oferta e melhoria da qualidade de ensino. Já no ensino médio, a equipe da Seduc e o Pnud trabalharão a ampliação da cobertura, integração com a educação profissional e a regularização do fluxo escolar.
A Fapema é uma instituição associada à ABIPTI.
(Com informações da Fapema)