Até março de 2012 será instalada no Piauí uma unidade do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), órgão vinculando ao MCTI. A proposta é desenvolver estudos científicos e tecnológicos para agregar valor aos recursos minerais do Estado de forma sustentável.
O núcleo será montado no campus Poeta Torquato Neto da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). A construção das instalações será de responsabilidade do governo do Estado que tem um prazo de dois anos para a conclusão das obras.
De acordo com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi), paralela à construção também será realizada a contratação e o treinamento de bolsistas de nível superior que, em conjunto com pesquisadores do Cetem, constituirão o primeiro corpo de pesquisadores do novo núcleo.
As primeiras linhas de pesquisa estão relacionadas aos estudos de rochas ornamentais, atapulgita de Guadalupe, e à avaliação da qualidade das águas subterrâneas do Estado. Na avaliação do governador do Piauí, Wilson Martins, esta iniciativa é o primeiro passo para a instalação futura de indústrias de transformação mineral no Estado.
(Com informações da Fapepi)