A cooperação internacional entre o Brasil e a Ucrânia será ampliada. Em encontro com o primeiro ministro ucraniano, Mykola Azarov, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, demonstrou interesse em intensificar as pesquisas nas esferas espacial, científica e militar.
De acordo com Mercadante, os acordos estratégicos na área espacial podem ter o envolvimento do setor privado. O Brasil também está interessado na formação profissional em áreas de alta tecnologia e engenharia, em particular no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras.
Aloizio Mercadante destacou que o Brasil está pronto para desenvolver a cooperação na indústria de defesa. “A Ucrânia tem alta tecnologia e rica história no domínio da defesa e isso é parceiro que nos dá confiança para o longo prazo”, afirmou.
Mykola Azarov afirmou estar convencido da importância da cooperação bilateral entre a Ucrânia e o Brasil em diferentes direções. “Vemos o Brasil como um parceiro muito sério. O nosso trabalho vai contribuir para o desenvolvimento de ambas as nações. E nós, líderes políticos, devemos fazer tudo para essa finalidade”, observou.
O carro chefe da atual cooperação bilateral é o projeto Cyclone-4, um veículo lançador de satélite. Os sucessivos atrasos no cronograma foram abordados no encontro. “Nós identificamos cronograma em que o foguete tem que voar em 15 de novembro de 2013. Vai ser um feriado nacional da nossa República”, disse.
(Com informações do MCTI)