Dando continuidade ao Programa Brasil Maior (PBM), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) instalará os 19 conselhos de competitividade definidos na estratégia do plano. A cerimônia será amanhã (3), às 10h, no Palácio do Planalto, com a participação da presidente da República, Dilma Rousseff.
Os conselhos são espaços de discussão de temas setoriais para a construção de políticas públicas voltadas para cada segmento. As instâncias serão compostas por aproximadamente 600 representantes do governo, dos empresários e dos trabalhadores.
O governo espera fortalecer o desenvolvimento industrial do país e dar mais competitividade com ações para acelerar ganhos de produtividade, promover o adensamento produtivo e tecnológico das cadeias de valor. As reivindicações e propostas do setor privado, que surgirem nos conselhos, serão analisadas pelas coordenações sistêmicas, que têm a finalidade de subsidiar o grupo executivo na definição de ações transversais do Brasil Maior.
Entre os 19 conselhos a serem instalados, destaque para os de petróleo, gás e naval; defesa, aeronáutica e espacial, TICs/complexo eletroeletrônico; e química.
(Com informações do MDIC)