Pensando no desenvolvimento sustentável e na preservação do meio ambiente, o governo de Minas Gerais lançou um centro que deverá reunir pesquisas voltadas ao setor ambiental. O local reunirá o Polo de Excelência em Inovação Ambiental e o Observatório das Águas Unesco/Inhotim.
A iniciativa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) é voltada para o desenvolvimento do Vetor Sul da Grande Belo Horizonte. A principal atividade econômica da região é a mineração associada ao turismo e cultura.
Para o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, a proposta do projeto é criar uma rede global na gestão de recursos hídricos. “Não tenho dúvidas de que o polo seja o início de um grande trabalho para entendermos melhor onde devemos intervir na gestão dos recursos hídricos”, comentou.
O objetivo do projeto é desenvolver atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica, capacitação de recursos humanos, prestação de serviços especializados, implantação de laboratórios e criação de ambientes de negócios com densidade tecnológica.
(Com informações da Sectes)