O governo de Minas Gerais e a Agência para a Energia de Portugal assinaram na última sexta-feira (27), um acordo de cooperação voltado para a certificação de construções sustentáveis. A parceira prevê a criação do Instituto Bioerg, uma agência reguladora e certificadora governamental, para estabelecer um programa de edificações sustentáveis no Estado.
Pelo Bioerg serão estruturadas ações concretas de estímulo ao desenvolvimento do conhecimento na área de energia renovável, incluindo a participação de instituições de pesquisa e ensino superior. Serão contemplados os setores de energia renovável, eficiência energética, entre outros.
De acordo com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), que irá liderar a iniciativa, entre as metas está desenvolver estudos que indiquem soluções tecnológicas inovadoras e econômicas, social e ambientalmente relevantes para o Estado. “Vamos promover o crescimento econômico e social, potenciado pelos recursos naturais e energéticos que o Estado dispõe”, destacou o titular da Sectes, Narcio Rodrigues.
O Bioerg será o responsável pelo Projeto de Energia Inteligente e Sustentabilidade de Minas Gerais e envolve, ainda, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), a Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec), a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), entre outras instituições.
A Fapemig e o Cetec são instituições associadas à ABIPTI.
(Com informações da Sectes-MG)