A Universidade de São Paulo (USP) lançou ao mar ontem (30) o navio Alpha Crucis. A primeira missão da embarcação será um estudo de propriedades físicas e químicas da água do mar, em uma pesquisa sobre o fluxo de carbono, ligado às mudanças climáticas.
O Alpha Crucis possui equipamentos modernos como um sistema de posicionamento dinâmico, que permite manter a posição em estações oceanográficas, perfilador de subfundo, dois perfilhadores de corrente, ecointegrador, guinchos e guindastes apropriados para diversas tarefas e mais de 100 metros quadrados de laboratórios.
Com 64 metros de comprimento por 11 metros de largura, o navio tem capacidade para levar 20 pessoas e deslocar 972 toneladas. O custo total da embarcação foi de US$ 11 milhões. A embarcação, adquirida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) para o Instituto Oceanográfico da USP, substituirá o antigo navio de pesquisa, Professor Besnard, utilizado de 1967 a 2008, quando foi aposentado devido a um incêndio.
(Com informações da Agência Brasil e da Agência Fapesp)