O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) divulgou nesta semana o plano de trabalho para o exercício 2011/2012. Estão previstas 39 ações para serem cumpridas até julho do próximo ano. O documento estabelece o cronograma e o orçamento do órgão e trata-se do resultado do novo termo aditivo do contrato de gestão assinado com o MCTI.
Entre as ações previstas está a realização de um estudo para a transformação da Finep em instituição financeira. De acordo com o CGEE, a ideia é propor alternativas para que a agência de fomento possa atender, nos próximos anos, o aumento expressivo da demanda de recursos para a inovação por parte das empresas.
Outra novidade prevista no plano de trabalho é a Plataforma Aquarius, um projeto que tem como escopo apoiar a modernização e a transparência da gestão do MCTI. O CGEE também espera que esta iniciativa garanta melhores resultados nos investimentos públicos em ciência, tecnologia e inovação (CT&I).
O plano de trabalho contempla, ainda, estudos voltados para novas fontes de financiamento para o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI), inclusive na iniciativa privada. Ainda segundo o CGEE, serão realizados trabalhos sobre mudanças climáticas, o uso sustentável da biodiversidade, a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, entre outros.
Informações sobre o CGEE estão disponíveis no site www.cgee.org.br.
(Com informações do CGEE)