O evento que aconteceu durante os dias 16 e 17 de maio, em Aracaju (SE).
“Muito proveitoso o que nos permitiu coletar informações, opiniões, queixas e demandas do Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs)”, assim definiu o presidente da ABIPTI, Paulo Foina, ao avaliar o 1º Simpósio ABIPTI 2022 que debateu “Os Rumos da Pesquisa Tecnológica para os próximos 5 anos”.
Segundo Foina, o debate foi realizado para que os ICTs pudessem elaborar um documento, chamado “Carta de Aracaju”, um conjunto de demandas e soluções, para ser entregue aos candidatos à Presidência da República e, após às eleições, aos ministros do novo governo.
“O resultado foi excepcional, com a participação interessante dos atores de ciência e tecnologia, e agora nós estamos ultimando a redação dessa Carta, um trabalho tão importante quanto a coleta, pois precisa ser uma carta concisa, mas direta e propositiva para ser entregue aos destinatários citados anteriormente”, afirma Foina.
O 1º Simpósio ABIPTI, teve como objetivo produzir um documento manifestando a opinião e a posição dos ICTs quanto ao ecossistema de pesquisa tecnológica e inovação para ter como destinatários os candidatos à presidência da República.
Para Foina, o evento foi um marco importante para os ICTS e deverá se repetir a cada 4 anos, toda vez que houver eleições para presidente.
“É a primeira vez que nós fazemos isso, foi um marco importante para os ICTs, onde objetivo é sugerir melhorias ao ecossistema e destaco: houve uma colaboração muito interessante dos ICTs, que colocaram de lado suas posições individuais e trabalharam em grupo para formar um consenso, um documento único a ser entregue em nome dos ICTs”, comemora o presidente da ABIPTI.
E para finalizar, Foina diz que para a ABIPTI é uma honra poder representar esse grupo de inteligência brasileira.
“É uma honra poder lutar pela melhoria da qualidade, da segurança jurídica, da eficiência do ecossistema de pesquisa tecnológica e inovação brasileira”, conclui Paulo Foina.
O 1º Simpósio ABIPTI 2022, foi realizado em parceria com o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) e a Universidade Tiradentes (Unit), em Aracaju (SE), e contou com a participação de vários ICTs associados, parceiros institucionais e órgãos de governo.
Durante os dois dias de evento foram abordados os temas de TICs, Energia, Saúde e Indústria, onde cada segmento apresentou suas sugestões e demandas como forma de melhorar o ecossistema de pesquisa tecnológica e inovação brasileira.