A 8ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) registrou recorde de estabelecimentos inscritos. No total, 46.724 instituições de ensino confirmaram a participação na competição deste ano. Em 2005, por exemplo, cerca de 31 mil escolas se inscreveram no certame.
Outro índice que aumentou foi o de cidades mobilizadas. Cerca de 99,5% dos municípios brasileiros serão representados na Obmep 2012. A quantidade de estudantes inscritos superou a marca alcançada no ano passado. Até o fim de março, se inscreveram 19,1 milhões de alunos. Em 2011, essa marca foi de 18,7 milhões de participantes.
O diretor do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), César Camacho, comemorou os números. Para ele, a Obmep já faz parte de uma atividade do calendário anual escolar. “Percebemos um interesse muito vivo de parte das escolas em participar todos os anos”, comentou.
A Obmep é promovida pelo MCTI e pelo Ministério da Educação (MEC), e realizada pelo Impa, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A competição foi criada para estimular o estudo da matemática entre alunos e professores de todo o país. É dirigida aos alunos de 6º ao 9º ano do ensino fundamental e aos estudantes do ensino médio de escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a classificação nas provas.
(Com informações do MCTI)