Para aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas (MPEs) brasileiras, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) pretende usar a experiência italiana no tema. Na última terça-feira (22), a instituição assinou uma carta de inteção com o governo da Região de Marche (Itália) para estender a cooperação entre os dois países dentro do projeto Redes de Serviços Tecnológicos.
Os representantes do Sebrae e do governo da região italiana se encontraram durante o Fórum Econômico Brasil-Itália, em São Paulo. No evento, o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, ressaltou a importância das parcerias que foram desenvolvidas com o governo italiano ao longo da última década.
Ele destacou a cooperação, que existe desde 2008, no segmento de madeira e móveis na Amazônia em cooperação com a Região de Marche. “A incorporação de modernização, design e a aproximação entre instituições de ciência e tecnologia e a indústria são as grandes lições colhidas pelo projeto no Norte do país. O Sebrae subsidiou 100% os empresários brasileiros nessa experiência de tecnologia e inovação”, disse Barretto.
Gian Marlo Spacca, presidente da região de Marche, recebeu das mãos de Barretto os principais resultados obtidos pela parceria realizada no âmbito do Projeto Rede de Serviços Tecnológicos. Esta iniciativa envolveu centenas de empresas brasileiras. Para ele, a cooperação entre a região italiana e a instituição brasileira poderá ser repassada a todos os Estados brasileiros. “A metodologia que desenvolvemos a partir dessa experiência leva as pequenas empresas à internacionalização de seus produtos e processos”, enfatizou.
Fórum Econômico Brasil-Itália trouxe duzentas companhias italianas multissetoriais, para promover oportunidades de colaboração, reforçando as relações bilaterais entre os dois países. A visita foi promovida pelos ministérios italianos do Desenvolvimento Econômico e das Relações Exteriores, em conjunto com o Departamento para a Promoção de Intercâmbios da Embaixada da Itália e com o apoio de 16 regiões italianas.
(Com informações do Sebrae)