O Banco do Nordeste (BNB) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) assinaram, na quarta-feira (10), acordos de cooperação para a realização de atividades de pesquisa. O objetivo é desenvolver estudos multidisciplinares que amparem, por exemplo, as decisões do banco no que se refere ao tema desenvolvimento regional.
“Por meio destes instrumentos, vamos trazer mais informações relevantes para dentro do banco, considerado cada vez mais como o principal agente do governo federal na região, financiando seus projetos de investimentos e de desenvolvimento”, destacou o presidente da instituição financeira, Jurandir Santiago, em cerimônia realizada em Brasília (DF), na sede do Ipea
A parceria prevê, também, a realização de Conferências para o Desenvolvimento (Code) nos Estados da região. O objetivo é ofertar um espaço de debates sobre o desenvolvimento, com base nos estudos e pesquisas do instituto. “O Brasil não será desenvolvido se não tiver o Nordeste desenvolvido. O papel do BNB é fundamental, aliado à possibilidade de gerarmos conhecimento técnico a partir do Ipea, em combinação com outras instituições de pesquisa da sociedade civil”, completou o presidente do instituto, Márcio Pochmann.
(Com informações do BNB)