Representantes do governo do Paraná e entidades ligadas ao empreendedorismo e tecnologia formarão uma comissão para formular um projeto para a criação do Parque Tecnológico Virtual do Estado. A ideia é que ele seja uma rede de incubadoras e empresas de base tecnológica para facilitar a troca de informações e competências com vistas ao estímulo ao empreendedorismo, à inovação e ao desenvolvimento das diversas regiões do Paraná.
A definição do estudo aconteceu na última sexta-feira (4), durante a 7ª reunião ordinária do Conselho da Incubadora Tecnológica de Curitiba (Intec), unidade vinculada ao Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). O primeiro passo será um levantamento de informações por meio do diálogo com atores envolvidos para dar início ao projeto e definição do modelo que será adotado.
De acordo com o diretor-presidente do Tecpar, Júlio Felix, a ideia inicial é que o funcionamento do parque seja em formato misto. “Em algumas regiões, dependendo do interesse do município, poderiam existir espaços físicos reunindo empresas de segmentos específicos mas, na maioria dos casos, a integração se daria pela rede, com banco de dados e troca de expertises”.
O Tecpar é associado à ABIPTI.
(Com informações do Tecpar)