O presidente CNPq, Glaucius Oliva, irá integrar a Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (Twas). O resultado da eleição foi divulgado na quarta-feira (23) durante a 22ª Reunião Geral da instituição, em Trieste, na Itália.
Fundada em 1983, a Twas é uma organização internacional autônoma. O objetivo da entidade é promover a excelência científica para o desenvolvimento sustentável do Sul. Entre suas funções estão: reconhecer, apoiar e promover a excelência em pesquisa científica nos países em desenvolvimento e promover a cooperação científica e tecnológica Sul-Sul e Sul-Norte.
Além de Oliva, foram eleitos 44 novos membros. Entre eles o diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Carlos Henrique de Brito Cruz, a professora do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Processos Redox em Biomedicina, Ohara Augusto. Os novos membros tomam posse em 2012.
A Twas é presidida atualmente pelo matemático Jacob Palis que também é presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Cerca de mil cientistas internacionalmente renomados formam o corpo de membro da Academia de Ciências para o Mundo. Para conhecer a lista dos novos membros acesse o site http://twas.ictp.it.
(Com informações do CNPq)