A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) possui uma nova gestora. Foi nomeada para o cargo a professora doutora da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Janesmar Camilo de Mendonça Cavalcanti. Ela é a primeira mulher a assumir a presidência da instituição.
Janesmar Camilo foi indicada pelo governador do Estado de Alagoas, Teotonio Vilela Filho. A indicação teve que passar ainda pelo crivo da conselho da Fapeal. “Ela foi escolhida pelo reconhecimento à competência e dedicação à causa da ciência e tecnologia”, afirmou o secretário-chefe do gabinete Civil do Estado, Álvaro Antônio Machado.
A Fapeal foi criada há 19 anos. Para a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Tocantins, a nomeação da professora marca um momento histórico para o Estado. “A nomeação dela quebra de uma única vez dois paradigmas. Além de ser primeira mulher a assumir a presidência da Fapeal, ela também é a primeira professora de uma universidade do Estado a ocupar tal função”, destacou o secretário de Ciência e Tecnologia, Eduardo Setton.
(Com informações da Fapeal)