A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Brown University (EUA) firmaram um acordo de cooperação para estimular o intercâmbio entre professores das universidades. As instituições criaram o Programa de Intercâmbio Docente de Curta Duração.
Pelo acordo, a cada ano cada universidade receberá e enviará um docente para um intercâmbio de uma semana. Neste período, o docente deverá ministrar aulas e palestras ou apresentar seminários.O programa de intercâmbio se estenderá até 2015. O objetivo é fortalecer os laços de colaboração acadêmica e de pesquisa entre as duas escolas de nível superior. As áreas de conhecimento envolvidas serão definidas em comum acordo entre as partes, mas deverão contemplar principalmente os segmentos das engenharias e de humanidades.
De acordo com o reitor da Unicamp, Fernando Costa, o estreitamento das relações com a Brown faz parte do processo de internacionalização da instituição brasileira. “Para nós, é motivo de satisfação saber que a Brown University, que está entre as melhores instituições de ensino superior norte-americanas, considera a Unicamp como uma parceira preferencial nas áreas acadêmica e de pesquisa”.
Hoje (27), representantes da Brown University visitaram as instalações da Unicamp e participaram de reuniões sobre oportunidades de avanço nos estudos ambientais e de demografia.
(Com informações da Unicamp)