Estimular o ingresso de estudantes do ensino médio nas áreas de engenharia e tecnologia da informação. Esse é o objetivo do novo programa que está sendo desenhado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
A expectativa das instituições é lançar dois editais e contemplar, inicialmente, 40 estudantes da rede estadual de ensino, avaliados pelo Processo Seletivo Contínuo (PSC) realizado pela Ufam. A iniciativa selecionará novos talentos e ajudará na formação desses alunos, orientando-os e acrescentando o conhecimento que estes obtêm na escola.
“O que vamos realizar na verdade é uma seleção de alunos e incentivá-los a prosseguir os estudos na área da tecnologia da informação, como os cursos de sistema da informação e ciência da computação, somados ao de engenharia da computação da universidade”, explicou o chefe do Departamento da Engenharia da Computação da Ufam, Ruiter Braga Caldas. As atividades ocorrerão durante o período vespertino.
De acordo com informações da Fapeam, cada área de ensino terá professores especializados das áreas de matemática, física, língua portuguesa e filosofia. Haverá, ainda, a presença de tutores, que serão alunos graduandos da Ufam. O objetivo é fazer a interface entre as atividades desenvolvidas na escola e na universidade.
A Fapeam é uma instituição associada à ABIPTI.
Para saber mais sobre a Fapeam acesse o site www.fapeam.am.gov.br.
(Com informações da Fapeam)