Apesar do acidente nuclear ocorrido em Fukushima, no Japão, o Programa Nuclear Brasileiro continuará em expansão. A afirmação é do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. De acordo com ele, mais quatro usinas deverão ser construídas no Brasil.
Atualmente, as usinas Angra 1 e 2 estão em atividade. Uma terceira está sendo levantada também no município de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro (RJ). “Vamos manter a sua política de expansão do programa nuclear. Temos duas usinas funcionando, estamos construindo a terceira e temos projetos de construir mais quatro. Temos ainda a possibilidade de construir outras em território nacional”, afirmou o ministro Lobão durante um evento sobre energia realizado na semana passada.
O governo federal afirma que ainda não decidiu os locais onde serão construídas as novas matrizes de energia nuclear. De acordo com o Lobão, o sistema de segurança das usinas brasileiras é diferente da que é aplicada em Fukushima. O Ministério de Minas e Energia encomendou à Empresa de Pesquisa Energética e à Eletronuclear uma pesquisa que confirmou a confiabilidade e eficiência do sistema.
(Com informações da Agência Brasil)