Entre 2009 e 2011, o projeto do Sebrae Alagoas Cadeia Produtiva do PVC, Petróleo Gás e Energia, criado em 2004 em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o governo do Estado, a Petrobras e outra instituições, alcançou o valor total de R$ 29 milhões em negócios prospectados. O projeto abrange 61 empresas alagoanas.
O projeto tem como foco estratégico a cultura da cooperação, o desenvolvimento de fornecedores e inovação, o acesso ao mercado e a inteligência competitiva. Todas essas ações têm favorecido a aproximação entre as micro e pequenas empresas (MPEs) e as três âncoras do setor no Estado: Petrobras, Braskem e Algás. De acordo com o secretário-adjunto da Secti, Maurilho Alves, a meta é ampliar a participação das micro e pequenas empresas alagoanas, de forma competitiva e sustentável, gerando trabalho e renda.
Para este ano, o desafio do Sebrae será orientar e preparar os empresários sobre as linhas de crédito para o segmento para que alcancem autonomia e competitividade mesmo com a finalização das atividades do projeto.
O programa chamado Adensamento da Cadeia Produtiva é a meta para 2012-2014, que trabalhará com, especialmente, empreendedores individuais, MPEs potenciais e efetivas fornecedoras. Esse formato será guiado pelo objetivo geral de fortalecer as pequenas empresas do público-alvo do projeto com foco no atendimento da demanda de serviços e produtos das grandes empresas fornecedoras da cadeia.
Detalhes sobre o projeto estão disponíveis neste link.
(Com informações da Secti)