Durante o jantar de confraternização do 21° Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, no dia 27 de outubro, em Porto Alegre (RS), foram anunciados os vencedores do 15º Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador. A homenagem é concedida pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).
O “Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-Graduação”, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes-MG), foi premiado como o melhor projeto de promoção da cultura do empreendedorismo inovador. O prêmio de melhor parque tecnológico foi para o núcleo de gestão do Porto Digital, um dos principais polos de tecnologia do país, localizado em Recife (PE).
A melhor empresa incubada foi a Welle Tecnologia Laser, do Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (Celta), incubadora da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi). O segundo lugar ficou com a Amazon Dreams, da incubadora de empresas de base tecnológica da Universidade Federal do Pará (PIEBT/UFPA). O terceiro foi para a Bioclone Produção de Mudas da Incubadora Tecnológica do Centec (Intece), do Programa de Incubação de Agronegócios da Embrapa (Proeta).
A Visagio, nascida no Parque Tecnológico do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ficou na liderança como melhor empresa graduada. A Arvus Tecnologia do MIDI Tecnológico ficou em segundo lugar, seguida pela XBOT, do Parque Tecnológico de São Carlos.
A melhor incubadora de empresas orientadas para o desenvolvimento local e setorial foi a Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional (Centev), da Universidade Federal de Viçosa (UCV), enquanto que a melhor incubadora de empresas orientadas para a geração e uso intenso de tecnologias foi a Celta, da Fundação Certi.
(Com informações da Anprotec)