O projeto Implantação da Unidade de Inovação Tecnológica (Unit), do Arranjo Produtivo Local (APL) de Gemas e Jóias de Teófilo Otoni, foi o vencedor do Prêmio Melhores Práticas 2011, organizado pela Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral (RedeAPLmineral). O objetivo do Unit é desenvolver a capacidade tecnológica na região que é destaque no comércio de pedras preciosas.
A Unit é um projeto especial da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes). De acordo com a coordenadora do projeto, Maria Cezarina de Souza, a unidade contribui para o fortalecimento do setor e social da região. “O atendimento faz da Unit um dos principais agentes de inovação para este segmento na região, com perspectivas de ampliar a geração de emprego e renda”, completa.
O Prêmio Melhores Práticas reconhece as melhores ações realizadas no cadeia produtiva do setor mineral, que abrange os processos de pesquisa, extração, beneficiamento, transformação mineral e comercialização dos produtos.
(Com informações da Sectes-MG)