A Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp) receberá recursos da ordem de R$ 17,2 milhões para a instalação da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. O investimento será via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), na modalidade não reembolsável.
A Biblioteca Mindlin introduzirá um novo formato de acesso às obras, oferecendo ao público equipamentos de última geração para consulta e pesquisa. O projeto é referência na digitalização de acervos memoriais no Brasil. Somente a coleção do bibliófilo José Mindlin conta com 17 mil títulos e obras raras.
O aporte custeará a aquisição de materiais e equipamentos para a identificação e catalogação dos itens, além do translado da coleção, da casa da família Mindlin para o novo edifício. Os recursos também serão investidos na aquisição de sistemas de detecção e alarme de incêndio e de segurança eletrônica, instalação de auditório multimídia, compra de equipamentos de tecnologia da informação, entre outros.
Em fase operacional desde fevereiro de 2009, o Laboratório da Brasiliana USP já digitalizou 22% do acervo da coleção da Biblioteca Mindlin, cerca de 3,8 mil títulos. Os títulos são disponibilizados no portal www.brasiliana.usp.br, que recebe cerca de 1,4 mil visitas por dia.
(Com informações do BNDES)