A Associação Brasileira de Indústria Farmoquímica e de Insumos Farmacêuticos (Abiquifi) lançará nesta terça-feira (13), em São Paulo (SP), a nova etapa do projeto de internacionalização das empresas do setor. A iniciativa é realizada em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e objetiva posicionar o país como produtor e exportador de insumos e medicamentos.
Os mercados-alvo incluem países da América Latina, como México, Venezuela, Colômbia e Argentina, e dos continentes europeu e africano, como Rússia, Espanha, Alemanha, África do Sul e Angola. Para a realização das atividades, as instituições contarão com recursos do Projeto Setorial Integrado (PSI). De acordo com a Apex-Brasil, espera-se que as indústrias do setor recebam, até o fim de 2012, mais de R$ 3 milhões em investimentos.
“Trata-se de uma ótima oportunidade para elevar a competitividade das companhias do setor. Essa interação entre as associações e o governo tem tudo para auxiliar no processo de modernização e de estabelecimento de parcerias coorporativas, tanto nacionais, quanto internacionais”, defende o presidente da Abiquifi, José Correia da Silva. Os recursos serão aplicados em ações como feiras internacionais, rodadas de negócios e estudos de inteligência comercial.
Dados da Abiquifi apontam que em 2010 o Brasil exportou, aproximadamente, US$1,7 bilhão em medicamentos e insumos farmacêuticos. Um crescimento de 22,5%, se comparado às vendas para o mercado externo em 2009, e de mais de 100%, se comparado ao ano de 2007.
A nova etapa do programa será anunciada durante o “ Workshop Caminhos para a Internacionalização do Setor de Farmoquímicos e Farmacêuticos”, que será realizado no Auditório Sindusfarma, na capital paulista. O evento é gratuito.
Informações sobre o workshop podem ser obtidas pelos telefones (11) 2769-7743 ou 3046-9292.
(Com informações da Apex-Brasil)