Um grupo de 26 engenheiros brasileiros, após um ano e meio na França, retornou ao Brasil para executar o projeto básico de engenharia para a construção do primeiro submarino nuclear no país. A Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep) anunciou detalhes sobre o projeto nesta segunda-feira (9). A previsão é de que o projeto de engenharia esteja concluído em 2015. No ano seguinte, tem início a construção do submarino, cuja fase operacional deverá ocorrer em 2025.
O acordo firmado com a França em 2008, no valor de R$ 6,7 bilhões, prevê a transferência da tecnologia de propulsão nuclear para o Brasil. Uma parte do grupo de engenheiros ficará no Rio de Janeiro, enquanto outra atuará no Centro Tecnológico da Marinha (CTMSP), em São Paulo (SP). Dessa forma, o país entrará para o seleto clube das nações que dominam a tecnologia.
Coordenado pelo Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear (Cogesn), o projeto prevê a construção de um estaleiro, uma base para submarinos, uma unidade fabril para elementos metálicos, a construção de quatro submarinos convencionais, além da construção do primeiro submarino nuclear.
(Agência CT&I de notícias com informações do MCTI)