O Ministério da Educação lançou um edital de apoio aos programas de extensão universitária das instituições públicas de ensino superior. Para receber recursos, as propostas devem ter foco na inclusão social. Cada programa poderá receber até R$ 150 mil. As propostas devem ser encaminhadas até o dia 14 abril.
A execução deve acontecer num prazo de até 12 meses, tendo como limite o dia 31 de dezembro de 2013. Para o coordenador geral de Relações Estudantis da Secretaria de Educação Superior (Sesu), Lucas Ramalho, a extensão universitária promove o encontro do conhecimento acadêmico com o Brasil real.
“Um programa de extensão que trata moradia social irá levar alunos da engenharia civil a conhecer outros modelos e os beneficiados; médicos, enfermeiros, assistentes sociais, vão constatar como é a saúde de populações das periferias e de indígenas”, exemplificou.
No Programa de Extensão Universitária cada instituição deve orientar a construção de suas propostas dentro das 16 linhas definidas no edital. São elas: educação; cultura e arte; pesca e aquicultura; promoção da saúde; desenvolvimento urbano; desenvolvimento rural; redução das desigualdades sociais e combate à extrema pobreza; geração de trabalho e renda por meio do apoio e fortalecimento de empreendimentos econômicos solidários; preservação do patrimônio cultural; direitos humanos; promoção da igualdade racial; mulheres e relações de gênero; esporte e lazer; integração nacional; comunicação; justiça e direitos dos indivíduos privados de liberdade.
Veja o edital neste link.
(Com informações do MEC)