Após comandar o MCTI por um ano, Aloizio Mercadante se despediu da pasta para assumir a cadeira de ministro da Educação. No entanto, o tema ciência, tecnologia e inovação (CT&I) irá continuar na pauta de trabalho do petista.
Em seu discurso de posse, realizado na última terça-feira (24), Mercadante destacou a importância do Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). “Esse será um dos mais importantes objetivos estratégicos de minha gestão”, explicou.
O Pronatec foi sancionado, em outubro de 2011, pela presidente da República, Dilma Rousseff, com a finalidade de expandir e democratizar a oferta de cursos de educação profissional de nível médio. O programa prevê o financiamento para a formação técnica e profissional por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e a desoneração dos investimentos das empresas em educação profissional.
Mercadante anunciou que vai trabalhar para aproximar ainda mais o diálogo entre MCTI e Ministério da Educação (MEC). Segundo o ministro, o trabalho será pautado para fazer um pacto nacional pela educação, que envolva a sociedade civil, os empresários, as famílias e as três esferas de governo. “De fato, a educação precisa se transformar numa espécie de saudável obsessão nacional, que mobilize a todos”, disse.
A solenidade de transmissão de cargo de Fernando Haddad para Aloizio Mercadante contou com a presença de reitores, secretários estaduais e municipais de educação, prefeitos, deputados e senadores, representantes de entidades educacionais e de organismos internacionais.
(Com informações do MEC)