Para saber como está o ensino nas escolas públicas municipais e estaduais o governo do Piauí criou o Sistema de Avaliação Educacional (Saepi). A novidade será lançada no dia 8. O objetivo, de acordo com a Secretaria de Educação (Seduc), é ajudar os estudantes piauienses a alcançar as metas educacionais estabelecidas para o Estado.
A partir dos resultados do sistema o governo pretende realizar ações pontuais para solucionar possíveis problemas. O secretário de Educação, Átila Lira, explicou que a avaliação do ensino e da aprendizagem no Piauí seguirá a mesma matriz do Sistema de Avaliação do Ensino do Brasil (Saeb). “Nosso objetivo, além de avaliar a qualidade do ensino, é fornecer subsídios para a correção de políticas educacionais e autonomia da escola para desenvolver uma cultura de avaliação que envolva toda a comunidade escolar”, afirmou.
As prefeituras têm até amanhã para efetivarem a adesão ao Saepi. A primeira aplicação das provas do sistema está marcada para o dia 23 de novembro. Serão provas de língua portuguesa e matemática, aplicadas a 150.232 mil alunos da rede estadual e municipal.
(Com informações da Seduc)