O novo diretor-geral da Alcântara Cyclone Space (ACS), o tenente-brigadeiro do ar Reginaldo Santos, tomou posse nesta segunda-feira (24), em Brasília (DF). No comando da binacional Brasil-Ucrânia, ele terá como desafio gerenciar o cronograma para o lançamento do Ciclone-4, primeiro foguete brasileiro de grande porte.
De acordo com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, que participou da cerimônia, a experiência técnica e profissional do novo diretor dá garantias de que o projeto será vitorioso.“Ele [Reginaldo Santos] foi o melhor aluno nos 60 anos de história do ITA [Instituto Tecnológico de Aeronáutica]. Já cumpriu várias missões nessa área aeroespacial”, disse.
Mercadante destacou também o esforço empreendido para o lançamento de novos satélites brasileiros nos próximos anos e ainda para reativar o trabalho da ACS. Ele informou que a Ucrânia assumiu o compromisso de manter o equilíbrio orçamentário na parceria. “Eles estavam um pouco atrasados com os investimentos. Nós negociamos para ter igualdade de condições e acho que nós vamos dar um grande impulso à ACS”, disse.
O tenente-brigadeiro do ar da reserva da Força Aérea Brasileira (FAB) Reginaldo Santos é engenheiro eletrônico formado pelo ITA em 1970. Ele é mestre em engenharia e doutor em ótica aplicada, ambos pela Purdue University (EUA), e já dirigiu o Centro Técnico Aeroespacial.
Estiveram presentes também na cerimônia realizada no auditório do MCTI, o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antônio Raupp, e o secretário executivo do MCTI, Luiz Antonio Elias.
(Com informações do MCTI)