Pensando em reduzir gastos e tempo em pesquisas, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), vinculada ao MCTI, inaugurou seis salas de conferência em alta resolução. O serviço estará à disposição da Rede Universitária de Telemedicina (Rute).
Chamadas de sala de Telepresença, elas permitirão realizar reuniões com áudio e vídeo de alta qualidade, proporcionando aos participantes a sensação de estar fisicamente próximos de pessoas distantes. O sistema, de acordo com a RNP, combina tecnologia da informação com cenografia e utiliza salas com iluminação, paredes, carpetes e móveis iguais, ligadas por uma conexão de alta capacidade.
O novo serviço da RNP aprimora as atividades de capacitação, pesquisa e atendimento remoto realizado entre os núcleos da Rute localizados em hospitais universitários. As primeiras salas de Telepresença foram instaladas no Hospital Universitário Pedro Ernesto, no Rio de Janeiro (RJ); Hospital das Clínicas, em Belo Horizonte (MG); Hospital das Clínicas, no Recife (PE); Escola Paulista de Telemedicina, em São Paulo (SP); na Finep e na RNP, ambas em Brasília (DF).
(Com informações do MCTI)