O licenciamento de uma tecnologia desenvolvida pela Embrapa Instrumentação que aprimora o manejo de irrigação será tema de uma rodada de negócios com empresas do setor nesta quarta-feira (17), às 9h30, em São Carlos (SP). O Tensiômetro de Diedro contribuirá para o aumento da produtividade agrícola de forma sustentável.
De acordo com o pesquisador Adonai Calbo, que há sete anos trabalha no projeto, o tensiômetro usa sensores que viabilizam a economia de água com a medição da tensão da água no solo, com faixa de medição sem paralelo no mercado. A tecnologia também não requer manutenção de funcionamento.
O projeto foi idealizado para uso no campo, em casas de vegetação e em jardinagem. A sensibilidade do tensiômetro possibilita verificar o momento correto para irrigar, nos mais diversos tipos de solos e substratos.
“O desenvolvimento de novos instrumentos para manejo de irrigação não é frequente e, em média, ocorre com intervalos superiores a dez anos. Esse aspecto temporal é um diferencial competitivo do Tensiômetro de Diedro”, ressalta Calbo.
(Com informações da Embrapa Instrumentação)