O governo de Santa Catarina e o Banco do Brasil assinaram na última sexta-feira (16), um acordo para a criação de um fundo especial para inovação, que contemplará micros e pequenas empresas do Estado. Trata-se de uma linha de crédito para a contratação de pessoas. A operação terá uma carência de 12 meses e os juros poderão ser equalizados, caso o tomador pague o empréstimo em dia.
Para se beneficiar dos recursos do fundo, a micro e pequena empresa terá que comprovar a contratação de pessoas para trabalhar na inovação do empreendimento. A iniciativa conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Também foi aprovado na última semana o Programa Juro Zero, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS). O instrumento prevê a concessão de crédito de até R$ 3 mil para microempreendedores individuais (MEIs), com receita bruta anual de no máximo R$ 36 mil. O prazo de pagamento é de até oito parcelas. Os empresários que pagarem as sete primeiras parcelas em dia serão isentados do pagamento da última prestação.
De acordo com dados da SDS, o Estado conta com 50 mil MEIs e a expectativa do programa é atender 30 mil, o que totaliza 60% desses empreendedores. O projeto também oferece um acompanhamento especializado de agentes de desenvolvimento treinados pelo Sebrae. A proposta foi aprovada pela Assembleia Legislativa no dia 15.
Informações sobre a SDS estão disponíveis neste link.
(Com informações da SDS)