Um dos mais potentes aglomerados de computadores (
clusters) entrará em operação nos próximos dias, em São Paulo. O equipamento está instalado no Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP) e é voltado exclusivamente para pesquisas astronômicas no mundo.
A aquisição recebeu o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) por meio do Programa Equipamentos Multiusuários, em projeto do IAG-USP e do Núcleo de Astrofísica Teórica (NAT) da Unicsul.
Avaliado em mais de US$ 1 milhão, o aglomerado é composto por três torres com 2,3 mil núcleos de processamento. O sistema possibilitará um aumento de 60 vezes na escala de processamento. O cluster anterior possuía 40 núcleos.
Em um primeiro momento serão atendidos 150 usuários, entre estudantes de pós-graduação, docentes e pós-doutorandos do IAG. Ele também estará disponível para pesquisadores de outras instituições científicas.
O supercomputador foi desenvolvido pela empresa SGI e é baseado em uma plataforma Blade Altix ICE 8400 com um processador AMD Opteron 6172, com 4,6 terabytes de memória.
(Com informações da Agência Fapesp)