A partir do dia 31 de janeiro, o Complexo do Alemão terá internet grátis. O anúncio foi feito, na última semana, pelo secretário de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Alexandre Cardoso. Inicialmente serão atendidas 80 mil pessoas do Morro do Adeus, área que compreende as ruas Tangara, João Fontoura, Aquiri, Engenheiro Manuel Segurado e Estrada do Itararé.
A instalação faz parte do Programa Estado Rio Digital no Complexo do Alemão que acontecerá gradativamente em cinco áreas da região. De acordo com Cardoso, quando o programa estiver totalmente implantado, serão beneficiados mais de 300 mil habitantes. A previsão é que isso aconteça até o meio deste ano.
“Em cada uma das cinco áreas, instalaremos 39 antenas para a recepção do sinal de banda larga. Durante todo o processo, teremos equipes com quatro monitores que irão detectar, junto com os moradores da comunidade, os possíveis problemas”, informou.
A iniciativa amplamente debatida com as lideranças comunitárias do Complexo do Alemão, que atuarão como parceiros do programa. Após o início do funcionamento da internet no Morro do Adeus, a instalação será feita nas ruas Roberto Silva, Dr. Miguel Vieira Ferreira, Euclides Farias, Major Rego, Antônio Rego, entre a Travessa Leonardo e a Estrada Itararé.
Os técnicos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Pontifícia Universidade Católica (PUC) criaram zonas de sinal, facilitando a implantação do programa. Assim, não só moradores dessas ruas, mas também pessoas que residem naquele perímetro receberão o sinal.
A Sect/RJ é uma instituição associada à ABIPTI.
(Com informações da Sect)