Reconhecendo a indicação política para a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, Cristiano Araújo garantiu que dará continuidade à política de investimentos na pesquisa e desenvolvimento da região. O secretário se reuniu com a comunidade acadêmica na semana passada na Universidade de Brasília (UnB).
“Uma das minhas principais metas é garantir que os investimentos em pesquisa continuem crescendo”, afirmou. O reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Junior, e a decana de Pesquisa e Pós-Graduação, Denise Bontempo, enfatizaram o papel estratégico da Universidade de Brasília na produção de conhecimento. Eles pediram que Secretaria de C&T e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) continuem a se pautar por critérios técnicos.
Denise Bomtempo afirmou que nos últimos 15 anos houve falta de interação entre a FAPDF e a UnB. “Precisamos que a FAPDF atenda aos interesses dos pesquisadores”, afirmou. De acordo com a decana, 70% do orçamento da fundação está destinado a projetos da Universidade de Brasília. “Nosso quadro de professores é composto em 90% por doutores. Eles são a massa crítica com capacidade para promover o desenvolvimento científico”, disse.
(Com informações da Sect e UnB)