A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro inaugurou na semana passada a ampliação da sede localizada no Centro do Rio de Janeiro (RJ). Com a reforma, a instituição irá oferecer aos pesquisadores mais conforto, além de melhorar o desempenho em outras atividades, como o acompanhamento dos projetos e o registro de patentes, que agora têm um espaço específico.
De acordo com o presidente da Faperj, Ruy Garcia Marques, a nova sede faz parte do plano estadual para o fomento da pesquisa. “Desde 2007, a Faperj destinou cerca de R$ 1,5 bilhão para projetos de pesquisa em diversas áreas, uma cifra sequer imaginada previamente. Com um crescimento tão expressivo, é natural que a sede da fundação também tenha que ter sido ampliada e reformada, para comportar o crescente volume de trabalho”, afirmou.
Em cinco anos, a Faperj destinou mais de R$ 1,5 billhão para projetos de pesquisa. “Não tem nenhuma universidade cuja verba da Faperj não tenha dobrado. O Rio de Janeiro tornou-se a locomotiva da ciência e da tecnologia no país. É natural, portanto, que a fundação tenha uma sede à altura da importância que adquiriu nesses últimos anos”, disse o secretário de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Alexandre Cardoso.
Recentemente, a Faperj realizou o primeiro concurso público. Foram convocados 42 profissionais. A previsão é de que mais candidatos sejam chamados, fato que também foi determinante para as obras de ampliação da sede.
(Com informações da Faperj)