O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Finep selecionaram 39 empresas para a segunda fase do Plano Conjunto de Apoio à Inovação Tecnológica Industrial dos Setores Sucroenergético e Sucroquímico (Paiss). A iniciativa aportará R$ 1 bilhão em projetos que visem o desenvolvimento, a produção e a comercialização de novas tecnologias industriais destinadas ao processamento da biomassa proveniente da cana-de-açúcar.
As instituições selecionadas deverão enviar planos de negócios para análise conjunta das duas agências de fomento. Os prazos para envio são: 14 de outubro, para as empresas selecionadas nas linhas temáticas 2 e 3 (Novos produtos de cana-de-açúcar e Gaseificação da biomassa de cana), e 18 de novembro, para as empresas selecionadas na linha temática 1 (Bioetanol de 2ª geração).
Os projetos derivados dos planos de negócios selecionados terão apoio das instituições, com base nas linhas de financiamento, programas e fundos já existentes. Os recursos serão utilizados entre 2011 e 2014 e o custo para o tomador dependerá do modelo do projeto apresentado.
A lista das empresas selecionadas está disponível neste link.
(Com informações da Finep)