Durante três dias pesquisadores e professores de instituições que compõem os Estados da Amazônia Legal ser reuniram no Pará. Este foi o primeiro encontro para trocar experiências referentes a temas que fazem parte do dia a dia deles.
O 1º Simpósio de Pesquisa Interdisciplinar da Amazônia Legal, que terminou nesta terça-feira (22), tinha como tema “Diálogos Interdisciplinares em Busca da Integração Regional”. Foram realizadas palestras, mesas-redondas, apresentação de trabalhos, entre outras atividades.
Entre os temas debatidos, destaque para os desafios da ciência, tecnologia e inovação na sustentabilidade socioeconômica e ambiental da região. Organizado pelo mestrado em ciências ambientais da Universidade do Estado do Pará (Uepa), o evento contou ainda com a apresentação de projetos de pesquisa realizados nas insitutições de ensino superior do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
A ideia de realizar o simpósio surgiu durante o 1º Encontro de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação Interdisciplinares da Amazônia Legal. Ficou decidido que duas vezes a cada ano será realizado um evento capaz de integrar todos os programas de ensino da região na área interdisciplinar.
(Com informações do MCTI)